sábado, 28 de junho de 2008

Configurando Shadow Copy

Ok pessoal, Hoje vamos falar sobre essa ferramenta super útil e interessante que foi implementada apartir da versão do Windows 2003 Server, ferramenta esta que era muito esperada em outras versão servidoras de windows.

Shadow copy ou traduzindo para o português "Cópia de Sombra" trata-se de um serviço que realiza várias cópias\versões de arquivos modificados em um mesmo volume onde o serviço shadow copy tenha sido ativado. Estas cópias\versões que são criadas podem ser recuperadas pelo próprio usuário, sendo necessário apenas que seja instalado um client do serviço shadow copy.
Com isto acabamos com aquele problema de ter que recuperar um arquivo que foi deletado e\ou modificado indevidamente por um usuário e perder algumas horas para recuperar estes arquivos em fitas de backups, sem falar que com o shadow copy será possível recuperar um arquivo muito mais recente que os arquivos disponíveis em fitas de backup.

Podemos pensar que este é um serviço que acaba com o backup convencional, Ok? Errado, trata-se de um complemento para facilitar a vida do administrador e dar uma camada segurança a mais aos dados, portanto backup forever.

Outra coisa importante é que o serviço shadow copy pode ser e é muito útil desde que exista um bom planejamento de espaço em disco, uma vez que se você cria várias versões de um mesmo arquivo que tenha sido modificado em um mesmo volume, podemos imaginar facilmente que estas versões vão ocupar espaço em disco, potanto devemos tomar cuidado e planejar bem a implementação deste arquivo. Podemos configurar o espaço em disco que este serviço pode ocupar, onde o espaço mínimo dever ser 100MB, e apartir do momento que este mesmo espaço chegar ao seu máximo serão apagadas autumáticamente as versões mais antigas dos arquivos para a gravação de novas versões.
Outra coisa importante é que existe a possibilidade (e é bom que seja feita) de ativar o serviço shadow copy em um volume e manter as cópias\versões em um outro disco ou volume. Esta dica pode ser de extrema ajuda uma vez que esta solução de shadow copy pode ocupar muito espaço em disco e dessa forma você pode dimensionar melhor o espaço que esse serviço deve ocupar e terá também uma maior escalabilidade.

Acho que ja deu pra entender um pouquinho sobre este serviço , então agora vamos por a mão na massa. Vamos realizar uma configuração básica deste serviço, instalação do programa client na estação dos cientes de sua rede e logo após vamos demonstrar também como desabilitar este serviço.

Vamos a prática...

Primeiro vamos habilitar o serviço shadow copy no servidor 2003.

Abrir o windows explorer, ir em meu computador e selecionar o volume em que você quer habilitar o serviço shadow copy, clicar com o botao direito e seleciona propriedades.



Ir na guia shadow copies e clicar em enable.



Na mensagem a seguir clicar em Yes.



Pronto o serviço shadow copy já esta ativado e funcionando em seu volume do servidor Windows Server 2003.



Agora vamos configurar uma máquina cliente para visualização das versões de um arquivo.

Primeiramente temos de copiar o arquivo que se encontra no servidor windows server 2003 no seguinte caminho : %systemroot%\system32\clients\twclient\x86\twcli32.msi, onde %systemroot% é a pasta onde o windows server 2003 está instalado.

Este arquivo por estar no padrão .msi pode ser disponibilizado para as máquinas clientes via gpo's ou pode ser disponibilizado na rede mesmo.

Após esta etapa vamos efetivamente instalar este client em uma máquina cliente, e para isto devemos executar o arquivo twcli32.msi e aguardar sua instalação. Com a mensagem de instalado com sucesso, pronto seu client já esta instalado em sua estação.

Agora vamos a uma estação cliente onde o twcli32.msi foi instalado, para visualizar os arquivos que já estão disponíveis pelo serviço de shadow copy.

Clicar com o botão direito em um compartilhamento de arquivo que esteja em um volume no servidor com shadow copy habilitado e clicar em propriedades.



Ir na guia shadow copy, será exibida uma lista com os arquivos disponíveis (versões).



Nesta mesma janela será possível realizar as seguintes operações copiar todo o conteúdo daquela versão de arquivos para um lugar a ser designado por você, visualizar os arquivos disponíveis naquela copia (versão) ou restaurar todos os arquivos ao seu lugar original (muito cuidado).

Para realizarmos a desconfiguração do serviço shadow copy devemos ir no volume que foi ativado o serviço anteriormente.

Clicar com o botão direito em cima do volume em questão e ir em propriedades.

Nesta janela clicar no botão Disable. Neste momento todas as cópias\versões que existam no servidor serão pagadas.

Após estes passos o serviço shadow copy estará desabilitado.

Com isto finalizamos nosso pequeno tutorial sobre shadow copy, vale lembrar que o shadow copy é apenas mais um recurso de ajuda que veio para facilitar a vida do administrador de sistemas e o backup nunca deverá deixar de ser feito, portanto backup forever e claro também devemos nos preocupar com o planejamento na hora de implementarmos o shadow copy uma vez que ele ocuparaá um grande espaço em isco dependendo do uso do mesmo.

É isso ae pessoal abraços e até a próxima.

Postado por Fabio C. Chaves.

Um comentário:

Jose Ricardo Amabile Esser disse...

dessa maneira, vc deixa fazendo as copias de sombra no servidor ou no cliente, nao entendi o porque da instalacao no cliente, e tambem como fazemos para limitar o espaco a ser gasto pelo shadow copy