segunda-feira, 30 de junho de 2008

Perfis de Usuários (Local, Móvel e Obrigatório)

Olá... O assunto hoje é perfil de usuário.

Cada usuário que se conecta a uma estação de trabalho, tem nesta estação um perfil.

Este perfil controla as características da sessão do usuário, os aplicativos disponíveis, a configuração da área de trabalho e muito mais... Acontece, que se um determinado usuário se conecta a 4 estações de trabalho diferentes, ele terá um perfil em cada máquina.

Se o usuário cria configurações personalizadas na máquina 1, ele não encontrará estas configurações na máquina 2 e assim sucessivamente.

Este tipo de perfil é conhecido como (perfil local), sem sombra de dúvidas este não é o melhor dos tipos de perfis que podemos utilizar.

Muito bem, para facilitar a vida do usuário e principalmente, é claro, a dos administradores, temos o nosso querido perfil móvel.

O perfil móvel funciona da seguinte maneira: Na conta do usuário, você direciona o perfil para um local de rede onde fica armazenado o perfil dele; Com isso, sempre que o usuário fizer logon em uma estação da rede, o perfil deste usuário será carregado e o usuário terá todas as suas informações sem precisar refazê-las em cada máquina.

No caso do perfil móvel, o usuário pode configurar da melhor maneira sua área de trabalho, seus atalhos, as impressoras, etc, etc, etc, mas em alguns casos você deseja padronizar suas estações, para isso existe o famoso perfil obrigatório.

No caso do perfil obrigatório, todos os usuários que apontarem para o perfil padrão localizado na rede, utilizarão o perfil e não conseguirão fazer modificações.

Mas chega de baboseiras, vamos ao que interessa, vamos saber como criar tanto perfis móveis quanto perfis obrigatórios.

Tutorial!!!

1 - Crie um diretório no servidor que hospedará os perfis. Este diretório deverá ser compartilhado e ter as permissões corretas para que seu usuário possa acessar o caminho pela rede e criar seu perfil no determinado caminho.

2 - Dê direito de Modificação (“Change”) para grupo Todos (“Everyone”) no compartilhamento, e Modificar (”Modify”) para o grupo Usuários “Users” na aba segurança (se preferir configure da forma que achar melhor)




3 - Feito isso, vá até o Active Directory Users and Computers do seu domínio, localize o usuário que deseja configurar com o determinado perfil e clique em propriedades. Dentro das propriedades do usuário, acesse a aba: Perfil (“Profile”), e insira o caminho onde serão armazenados os perfis de usuários.

No caminho digite:\\servidor\compartilhamento\nome_do_usuario

Clique em OK

Pronto, o perfil móvel está configurado para seu usuário.

*****************//*******************

Perfil Obrigatório:

Com relação ao perfil obrigatório, basta você entrar no diretório criado para cada um dos seus usuários e procurar o arquivo ntuser.dat, quando encontrar este arquivo, basta renomeá-lo para ntuser.man

O usuário não mais conseguirá gravar as alterações que fizer em seu ambiente.

No próximo post, o Fábio ensinará como criar um perfil de grupo, e eu, em seguida, ensinarei como impedir que seus usuários façam mudanças na área de trabalho sem precisar criar perfis móveis, obrigatórios ou de grupo...

Não percam!!!

Postado por: Adriano Borrego

Nenhum comentário: