quarta-feira, 25 de junho de 2008

Virtualização - Ela voltou para ficar

Este tema realmente interessa...

Convido a todos a fazer download do meu TCC sobre sistemas virtualizados utilizando VMWare Workstation e VMWare Server no link abaixo:

TCC - Virtualização

Num próximo post vamos apresentar um tutorial com as principais ferramentas de virtualização, como encontrá-las, instalá-las e criar sua primeira máquina virtual.

Mas voltando ao assunto, a virtualização é algo que atualmente vem preenchendo as páginas de artigos científicos, revistas de tecnologia e livros.

A ferramenta utilizada no passado para proporcionar melhor utilização dos recursos de hardware disponíveis (Mainframe), caiu em popularidade durante alguns anos, mas agora re-surge com a promessa de que veio para ficar.

Os computadores atuais podem fornecer mais do que se consegue utilizar com a forma tradicional de computação, com isso, recursos financeiros para aquisição destes equipamentos muitas vezes são desperdiçados. Com a virtualização você tem a possibilidade de extrair ao máximo estes recursos, tornando assim seu investimento mais vantajoso, desperdiçando menos recursos de hardware e financeiros.

Para afirmar se o uso das ferramentas é ou não vantajoso, é necessário que se executem testes e empiricamente isto seja provado. Ao ler meu TCC você encontrará ambientes de teste utilizando dois diferentes sistemas operacionais, Linux e Windows, e de acordo com os resultados destes testes, foi possível concluir que a virtualização realmente é vantajosa e voltou para ficar.

Vale salientar que a escolha correta no momento da montagem do ambiente em que se aplicará a virtualização é de vital importância para que o desempenho resultante seja vantajoso.

Não perca mais tempo, faça download do material e conheça um pouco mais das vantagens que esta maravilhosa solução pode lhe proporcionar....


Postado por: Adriano Borrego

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Adriano.

Sou acadêmico de Ciência da Computação e também estou começando meu TCC em cima de Virtualização. Gostaria de saber se tu tens alguma bibliografia extra pra me indicar, pois tô achando bem pouca coisa (falando em livros né).

Se puder, entre em contato.

Taylor (taylorpz@gmail.com)

Abraço e sucesso.